51 3204-3204 [email protected]

Você costuma acordar com dores de cabeça e com os músculos da mandíbula doloridos?  Esses são sintomas do Bruxismo, doença que se caracteriza pelo apertar ou ranger dos dentes e pode trazer consequências como enfraquecer os dentes e desgastá-los.

Na maioria das vezes o paciente não sabe que tem bruxismo, só descobre quando alguém conta sobre o barulho muito alto dos dentes rangendo durante a noite ou quando procura um dentista porque os dentes já começaram a sofrer com a doença.

Outros sintomas que podem ser percebidos são:

• dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face
  • estalos ao abrir e fechar a boca
  • alterações do sono

O bruxismo não tem cura, mas tem tratamento. Para amenizar os danos aos dentes, é possível utilizar as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente.

As placas para bruxismo auxiliam a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

Dicas para prevenir ou reduzir os impactos do bruxismo:

• A nossa dica principal é que você evite apertar os dentes quando estiver realizando uma tarefa complexa que exija concentração e foca. O ato pode desgastar os dentes e levar às mesmas consequências do bruxismo.
  • Além disso, fazer exercícios físicos de forma regular ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, auxiliando no controle do ranger dos dentes.

Consultar o dentista com regularidade também é uma forma de prevenir que a doença avance na vida do paciente, por isso é importante frequentar a clínica pelo menos duas vezes ao ano.